No dia 18 de junho alguns alunos da turma do 11ºC, acompanhados pelas professoras de espanhol e alemão, foram até à praia de Matosinhos para apanhar parte do lixo que ali se encontrava.

Ficámos surpreendidos com a quantidade de resíduos que ali fomos descobrindo:

- pauzinhos de chupa chupa

- palhas

- embalagens de bolachas

- caricas

- filtros de cigarro

- pacotes de tabaco

- entre outros.

Sensibilizados pela necessidade urgente de consciencializar as pessoas da importância de proteger as nossas praias, o nosso mar e o nosso planeta, os alunos criaram panfletos. E que bem que ficaram!

 
 
 
 
 

Inscrição nas Provas Finais e de Equivalência à Frequência do Ensino Básico

Boletim editável de inscrição nas PROVAS FINAIS E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO (Alunos Autopropostos)
Depois de preenchido, o boletim deve ser enviado para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

Sensibilização no Regresso às Aulas do Pré-escolar

 
https://youtu.be/dAjuTiWNzC8
 
Têm-nos chegado alguns pedidos relacionados com esta temática. Encontram aqui o nosso contributo para as famílias gerirem este desafio da melhor forma possível. 
PEGI - Pan European Game Information
Centro Internet Segura
 25/05/2020
 

Plano de Contingência. Covid-19 ABEL SALAZAR-V2

19/05/2020

 

SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES COM ALUNOS NA ESCOLA ATÉ 13 DE ABRIL 

 

É fundamental que sejam cumpridas as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, de contenção da participação dos alunos em atividades, iniciativas e deslocações a locais que potenciem o contágio. 

Nenhuma descrição de foto disponível. 

 
PLANO DE CONTINGÊNCIA (resumo)

 

Plano de Contingência (Resumo)

 

Encontro de Tiro com Arco
 
Realizou-se na nossa escola, no passado dia 4 de março, um Encontro de Tiro com Arco entre os grupos de Desporto Escolar das Escolas EB Óscar Lopes, EB da Lavra e a Escola Secundária Abel Salazar. Estiveram presentes cerca de 23 alunos de ambos sexos, nos escalões de Infantis A e B, Iniciados e Juvenis. Este Encontro pautou-se pela participação exemplar de todos os alunos a nível do desportivismo, companheirismo e amizade onde os valores da Ética e do Saber Estar estiveram presentes!

 

 

Semana dos Afetos

De dez a catorze de fevereiro vivemos e sentimos a semana dos afetos na EB Padre Manuel de Castro.

 

No âmbito da semana dos Afetos, as Associações de Pais do 1º ciclo do Agrupamento, em trabalho conjunto, lançaram um desafio a todas as turmas do JI e do 1º Ciclo das nossas escolas: troca de cartas, de postais, de mensagens, de desenhos entre todas as turmas.

No dia catorze de fevereiro, todos os meninos e meninas do JI e da EB Padre Manuel de Castro receberam uma missiva de um colega de outra escola. A chegada do “carteiro” foi um momento bonito de se ver! 

O resultado desta iniciativa foi fantástico!

 
 

CONTRA A VIOLÊNCIA NO NAMORO

 Trabalho realizado no âmbito do projeto Soci@ll, sob supervisão da professora Adelaide Pereira
 
 

DIA DOS AFETOS

Com um simples gesto se assinala o Dia dos Afetos no nosso Agrupamento

2020-02-14

 

INFORMAÇÃO CORONAVÍRUS
 
 
 
 
 

 

 

Encontros na Biblioteca Escolar

Ler e sonhar com as palavras…

Pedro Seromenho é o escritor convidado para um encontro, nos dias 17 e 18 de fevereiro, com os alunos das escolas do 1º ciclo do n/ Agrupamento de Escolas Abel Salazar, para apresentar o seu livro “O meu Avô consegue voar!”.

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.

O Agrupamento de Escolas Abel Salazar está a implementar este sistema de garantia de qualidade.

 

 

A Arqueologia Veio à Escola Padre Manuel Castro

Entre os dias 14 e 22 de Janeiro, a Escola Padre Manuel Castro recebeu a Dra. Conceição Pires, da Câmara Municipal de Matosinhos,  que veio falar sobre o seu livro e transmitir um pouco sobre o passado de S. Mamede de Infesta. Os alunos absorveram a informação com bastante entusiasmo e interesse. Muitos dos alunos já conheciam um pouco da história de S. Mamede de Infesta e fizeram algumas questões muito interessantes. Os alunos ficaram a saber muitas coisas novas.

Todas as turmas da escola, à exceção dos alunos do primeiro ano de escolaridade, foram contemplados com esta atividade enriquecedora.

7/02/2020

Janeiras: Uma Tradição para Preservar...

Tal como dita a tradição em Portugal, no mês de janeiro é altura de se cantar as janeiras. Um pouco por todo o país cumpre-se esta tradição e, na nossa escola, como já vem sido hábito, as janeiras foram cantadas pelos idosos do CATI (Centro de Apoio à Terceira Idade). Para além do momento permitir a valorização das tradições do nosso país, também privilegiou, sobretudo, o contacto entre diferentes gerações.

Enquanto Escola, compete-nos sensibilizar os nossos alunos para a realidade de uma população cada vez mais envelhecida e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, com valorização do ser humano.

Foi um momento de plena animação para as crianças que puderam cantar, dançar, fazer ritmos ao som das canções e rir com os poemas que lhes foram apresentando. Este foi igualmente gratificante para os mais velhos que se deliciaram com a alegria contagiante das nossas crianças.

Duas gerações distintas que puderam conviver, dando cada uma o seu contributo para que fosse um momento de partilha e aprendizagem.

 

5/02/2020

A Arqueologia Vem à Escola

O Patrimônio Histórico faz parte da identidade de uma sociedade. É fundamental que as crianças conheçam o Património Histórico da sua localidade e reconheçam a sua importância, enquanto legado dos nossos antepassados! Incutir nelas a necessidade de o preservarem para que as gerações vindouras possam receber a mesma “herança” e conhecer o que de mais significativo e memorável ocorreu no passado é primordial!

O conhecimento da história da sua região e meio envolvente ajudará a construir a identidade de cada um, criando-se raízes culturais, para além de enriquecer a formação pessoal, de uma forma mais ampla e abrangente.

Neste contexto, recebemos na nossa escola, a Dra. Conceição Pires, arqueóloga, no âmbito do projeto criado pela Câmara Municipal de Matosinhos “A Arqueologia vai à escola”. A atividade decorreu nas turmas do 2.º, 3.º e 4.º Anos e o entusiasmo foi geral! Os alunos mostraram-se atentos, curiosos pela história de São Mamede de Infesta e surpresos com os vários elementos que a Dra. Conceição apresentou e que constituem vestígios dos nossos antepassados.

Os feedbacks positivos dos alunos em cada sessão vieram comprovar a importância deste projeto criado pela autarquia com o intuito de apostar na formação dos alunos sobre o património e a história, bem como na sua motivação e curiosidade para o tema.

 

5/02/2020

Uma Viagem Até aos Descobrimentos...

A visita foi uma verdadeira viagem ao passado, até ao século XV…uma viagem marcada pela aventura!No dia 27 de janeiro (segunda-feira) os alunos das duas turmas do 4.º ano da nossa escola foram até à Ribeira do Porto, cidade onde nasceu o Infante D. Henrique, visitar o Museu e Parque Temático dedicado à fantástica odisseia dos Descobrimentos, dos navegadores portugueses que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido…Foi uma experiência bastante enriquecedora uma vez que todo o espaço retrata o papel protagonista de Portugal na criação de novas rotas oceânicas, no encontro de culturas e no alcance das ideias, esforços e inovações, que acabaram por tornar possível uma nova era de globalização e uma nova relação com o próprio planeta.

 

5/02/2020

Visita de Estudo a Vigo

Chegou finalmente o dia 5 de janeiro para os 64 alunos do Agrupamento de Escolas Abel Salazar inscritos na viagem a Vigo para assistir ao desfile dos Reyes Magos.

Será hoje a partir das 18 horas locais que os alunos poderão assistir ao desfile dos três Reis Magos: Melchior, Gaspar e Baltasar, que chegam a Vigo vindos do Oriente para depois de duas horas de desfile receber da mão do presidente da Câmara de Vigo a chave da cidade e assim poderem, durante a noite, distribuir as prendas por todos os pequenotes de Vigo.

O desfile este ano terá como tema o circo, a dança e as marionetas e os nossos alunos esperam conseguir apanhar o maior número possível de caramelos, lançados durante o desfile.

 

 

Cidades Educadoras - Participação do Curso Profissional de Técnico de Multimédia

 

 

 

 

23/12/2019 12:28:50

À Comunidade Educativa,

Aos Professores,  Alunos, Pessoal não Docente,  Encarregados de Educação:

 A turma do 11º AS, no próximo dia 29 de novembro, irá participar numa atividade de apoio aos sem abrigos, em colaboração com o Centro de Apoio aos Sem Abrigo (CASA) do Porto. Neste sentido, pedimos a todos que queiram colaborar, para deixar  no PBX da escola Abel Salazar, até ao final da tarde do dia 29 de novembro, o que conseguirem arranjar.

O que a CASA necessita:

  • Cobertores;
  • Mantas ;
  • Produtos alimentares energéticos como marmelada , compota, chocolate para barrar (tipo nutella)- estes produtos servem para barrar o pão para lhes levar.

Agradecemos desde já a colaboração de todos.

As responsáveis pela atividade,

Paula Pinto

Susana Bento

 

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

O Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (outubro) foi assinalado pela biblioteca da escola Mª Manuela de Sá, com uma exposição de cartazes e marcadores antigos que fazem parte do acervo da Biblioteca.

11/11/2019  3:35:30 PM

 

 

Homenagem Póstuma às colegas Mª Cristina e La Salette Miranda

Realizou-se no dia 11 de outubro, na Biblioteca da Escola Mª Manuela de Sá, uma Homenagem Póstuma às colegas do 2º Ciclo Mª Cristina Sousa-Soares e Mª de La Salette Miranda. Agradecemos a colaboração de todos os professores e alunos envolvidos e sobretudo, agradecemos o empenho e a  dedicação das colegas aposentadas Lurdes Miranda e Ana Paula Soares.

26/10/2019 11:00:00 PM

 

20ª Festa do cinema francês em Portugal

 26/10/2019 09:31:52 PM

 

Projeto Erasmus+ [resultado do concurso]

23/10/2019 13:96:29 PM

 

 

 

Visitantes

0.png1.png0.png0.png2.png1.png2.png
Hoje252
Ontem314
Esta Semana1733
Este Mês7329
Total100212

Utilizadores Online: 3

sábado, 31 October 2020 22:50